/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: E SE FERNANDO PESSOA FOSSE UM BLOGGER?

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-01-04

E SE FERNANDO PESSOA FOSSE UM BLOGGER?






SE FERNANDO PESSOA fosse um blogger teria certamente a oportunidade de dispor de mais heterónimos e o teatro da sua mente abriria as portas com mais frequência. Não deixaria para a posteridade arcas e mais arcas cheias de manuscritos há quase sessenta anos entregues a uns comissários e a uns eleitos que lá conseguem enfiar o nariz.

Não seria um blogger de esquerda, nem de direita e muito menos do centro - porque ele não tinha a cabeça limitada por uma ideologia que lhe suportasse e esclarecesse o pensamento. Seria um animal políticamente agnóstico. Um blogger sem seita nem tertúlia.

Duvido que escrevesse cartas de amor a Ofélia no seu blog, nem que falasse dos marinheiros ruivos do porvir que o haviam de possuir num dos seus transes de Virgem Negra. O desvio sexual tornou-se norma. De Portugal não conseguiria falar devido a esta aporia: Portugal desapareceu, extinguiu-se. Foi suicidado por uma série de autoestradas e de grandes Superfícies e de supermercados emissários da matrix.

De que falaria ele? Outra vez da multipersonalidade como factor de conhecimento, do uso de personas como abertura para outras dimensões da consciência? Não me parece que batesse na mesma tecla. As pessoas hoje são simultaneamente mais espertas e mais estúpidas do que no seu tempo. O poder de síntese aumentou um pouco, o de análise que pressupõe ter tempo diminuiu. Fernando Pessoa no seu blog falaria de como as pessoas voluntariamente se transformaram em Insectos Colectivos.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home