/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A VIAGEM APRISIONADA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2009-04-23

A VIAGEM APRISIONADA


O circulo bem cristalizado não faz parte da ideia modernista de viagem, que se escusou de alquimia bem como da ideia do acaso como uma das essências maiores, a irrecusar sempre. O acaso, o seu acolhimento, não entra nos programas de tempo curto e de pressa, típicos da viagem útil, triunfo do pensamento burguês, expeditamente inscrito no rol, no inventário, na fotografia-sequência-memória-consumo.
A viagem útil é de reconhecimento, não de inconhecimento. Alberga estratégias de "recolha" - vai-se para registar o que se anteviu, não para desinscrever-se de um mundo conhecido e familiar, e por isso gasto, embora seguro. Na viagem útil recolhe-se para ver depois o que se queria ver antes - e por isso desliza sobre almofadas alcatroadas, promove todo o tipo de autoestradas convicto que é por elas que se chega a toda a parte.
Mas a apreensão do mundo não tem nada a ver com ser utente desta ou daquela técnica de viajar com mais velocidade e menos trepidação, antes com um estado de cristal interior, de círculo tornado aberto ao incomum.

Etiquetas: