/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: HONRADOS ASSUNTOS

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2006-11-04

HONRADOS ASSUNTOS

Em honrados assuntos portugueses como o mal dizer e o boatar, não há quem não nasça talentoso. O mais tanso habitante de Nabais ou de Formoselo-de-Baixo, dá lições em agit-prop, em contra propaganda a qualquer Serviço Secreto. Se os israelitas tivessem pedido a colaboração dalguns tugas, escolhidos aleatoriamente nos piores subúrbios de Baixa-da-Banheira (onde se vendem proactivamente mães, e kkkks para a linguagem pita dos SMS e coisas assim) teriam ganho a última guerra à fartazana, e sem mexer um dedo, apenas exercitando os músculos da língua.
Assim, logo na primeira campanha de boatos em território libanês, três ou quatro simpáticos baixo banheirenses, vestidos com aquela roupa-da- tropa cheia-de-algibeiras-dos-pivots-da- TV- em- campanha diriam a meia voz, como quem não quer a coisa:

Os 'raelitas são 'anilas.


E voltariam instantes depois, três quarteirões à frente (bem sei que na fronteira do Líbano não há quarteirões, mas não topam? tis just for the sake of the argument) a repetir, quase com asco de si mesmos e comiseração infinita pelos mesmos.

Pois...


(Este pois inicial é que é o truque. Contem todo o veneno. Pela pausa suspensiva a seguir ao pois - que se diz poisshhh....passam comboios de camionetas carregadas de vitriol invisível ) parece (outra palavra génio do mal. Como se pegasse em pinças no que afirma e logo ali nem confirmasse nem desacreditasse, só para passar por isento, imparcial, grande Petronius Arbiter, ponderado que não toma logo as coisas inflamatoriamente a peito, como no futebol, tão a ver?)

Enfim, a frase cheia de preparado mental luso multissecular, aviado há séculos desde Firmães até à Cova da Moura, passando pelo Poço do Bispo sairia deste modo:

Pois...parece que os 'raelitas são 'anilas...

Em pouco tempo toda a raia libanesa estaria ao corrente da coisa, cada jovem de turbante e jeans, e com um blusão brilhante, de lycra, já saberia de cor que "os 'raelitas são 'anilas" e assim toda a comunidade estaria relax, e em vez de limpar e praparar as armas, e fazer coisas úteis para bem da pátria como envergar um uniforme, rastejar horas por dia em campos de treino enlameados, e gritar Alá Hu, ou Alá Akbar dezenas de vezes por dia, supiraria de alívio e diria:
- A paz seja contigo. Sabes Mohamed que os ´raelitas são 'anilas ?-
- A paz seja contigo. Já sabia. Mas é oficial? -
- É oficial, é. A malta da Baixa da Banheira descobriu tudo . -
- Donde são esses gajos?-
- Do país dos filósofos da laranja, do antigo pirulito e do apito dourado e de putos-desviadores-de-idosos.-
- Ahn? -
- São dos nossos, por Alá!-
A seguir duas ou três tugas, cujas ancas fenomenais enchem o Oriente de respeito, de admiração e de castíssimo desejo diriam :

é assim dois pontos travessão barra www htpp e ouve meu a verdade infinita senão levas no trombil com um empadão de é assims que nunca mais te endireitas (tesas as tugas).

Nada como o assertivo é assim, fornecido em catadupas. Seja dito (raio de incício de frase) que a verdade ficaria assim estabelecida. Todos os guerrilheiros libaneses da raia convencidos da larilice inequívoca dos israelitas iriam passar férias à Suiça, ou seja ao Monte dos Cedros. Tudo tranquilito. OK Mohamed, as coisas estão bué da fixe. Podemos relaxar um tempinho e tal. Então os três simpáticos baixo banheirenses e as suas rabudas companheiras dariam corda à soleca em direcção de Israel onde diriam ao Estado Maior:
Prontos, malta. Podem inavadir à vontadex. Amolecemos o inimigo.
(mas será preciso explicar tudo?)
Segue-se incursão triunfal do exército judaico. Entretanto dezenas de bichas brazucas que souberam das notícias chegaram e há grande animação na raia libanesa. E o exército israelista como quem não quer a coisa consegue chegar a Beirute, nas calmas, um passeio, pá. Que assim a guerra até é bonita.