/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A VELHICE DO SOCIALISMO ETERNO

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-01-30

A VELHICE DO SOCIALISMO ETERNO


Para o insecto socialista o estilo não interessa. Para o homem de gosto o estilo é tudo. Segue-se que o socialismo põe acima do gosto - e contra o homem com estilo - o bem estar das massas.

Porém as massas não passam de uma entidade platónica, por isso é duplamente abstracto quer falar em nome delas quer governá-las.

Entretanto, vivemos de tal modo a época do Insecto Colectivo que os próprios membros das equipas de futebol são pródigos em declarações anti-individuais: trabalho para a equipa, o mérito é da équipa, o mérito é do colectivo. A filosofia do Colectivo Uber Alles impregnou o pequeno cérebro dos futebolistas que candidamente todas as semanas fazem declarações "humildes" sobre o Valor do colectivo, e da sua não auto-importância pessoal. Esta maré de renúncias ao ego por parte dos futebolistas tornou-se um mantra clássico. Os lavados ao cérebro topam-se à légua: dizem todos o mesmo, falam da mesma maneira. Um robot poderia dar aquelas respostas. O indivíduo jaz assassinado pelo espírito colectivo.


E a pergunta coloca-se - o futebol será o jogo mais socialista de todos?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei do título do artigo e do que se segue também. Já tivemos tempo suficente para avaliar as diferentes experiências político-sociais feitas até agora, que julgo que sem ser abusivamente redutor se podem dividir essencialmente em duas:

a) a experiência corporate, cujo exemplo extremo é o modelo industrial japonês

b) o modelo socialista-capitalista,
que agora prevalece na China.

Entre uma e outra no mundo já, e infelizmente, globalizado, há só nuances-


Enfim, só uma observação, e força no seu blog altamente heterodoxo!

2:18 da tarde  
Blogger Miguel Drummond de Castro said...

caro João de Sousa Coutinho,

Muito obrigado pelo amável comentário e as suas observações inteligentes. Graças a bons leitores como o João, que mesmo que não comentem, nos dão força, estamos a caminho dos 5.000 em pouco menos de 2 meses.

Aqui,como o João observou, somos de facto heterodoxos - e assim tencionamos continuar, fora de qualquer corrente de opinião veiculada por seja qual for o partido. De resto honramo-nos muito de contar com a amizade e o apoio de gente de todos os quadrantes políticos, religiosos, ateus e agnósticos.

Podíamos reusmir a nosa atitude deste modo: pela beleza do mundo, contra a estupidez.

2:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home