/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: OS QUE CAEM

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-04-23

OS QUE CAEM


O futebol é um jogo altamente retórico, cheio de tiradas grandiloquentes, atiradas a um público volúvel e altamente excitável, cheio de uma pérfida empatia que tão depressa assobia como bate palmas.

os jogadores que caem, quase sempre, fazem uma fita tremenda, rolam pela relva, agarrados às canelas e dir-se-ia que tiveram dez AVCs ao mesmo tempo, ou cinco enfartos massivos seguidos.

Depois de estarem numa near-death experience levantam-se(momento favorito dos grandes planos, o ricto de dor "estampado no rosto", ainda estou para saber quem é o estampador) mas prolongam o teatro e saiem do recinto a coxear, com o ar patético de quem tem o dorso coberto de flechas ou de quem leva a penosa cruz do futebol, uma cruz de papier maché feita de recortes de críticas dos jornais da bola. Mas passados uns segundos, o ex-moribundo regressa ao campo fresco que nem uma alface.

os comentadores tem sempre o mesmo semantema à mão, tiram-no do coldre e com ar de entendidos falam do miraculoso spray. E a verdade é que há mais milagres do spray do que em toda a história religiosa nacional. Cristo curava com a palavra, o massagista cura os coxos temporários com spray. Eu falo do milagre de Talma, da arte de representar, em ambos os casos, o do massagista da alma e o das canelas.