A CAMINHO DO PANTEÃO
Entrevista a Aquilino Ribeirães
Sísifo - Como se sente agora que vai a caminho do Templo da Pátria?
Aquilino - Sinto-me muito cívico e bastante hirto. Mais não pude.
Sísifo- Como assim.
Aquilino - Morto há 44 anos já lá devia estar há mais tempo. Mas dada a morosidade da Justiça...
Sísifo - Qual foi a sua maneira de estar no mundo?
Aquilino - Olha? Uma vez fugi de Portugal vestido de mulher. Outra dei um tiro num Rei.
Sísifo- Você detestava os ingleses.
Aquilino - Naturlich. Apanhei isso nos meus tempos da Alemanha. Ah a eficácia alemã. O método...Wunderbar. As potências vencedoras de Versalhes foram incríveis para com a Grande Alemanha. Escrevi o "Volfrâmio" para exaltar a maneira de ser dos alemães.
Sísifo - As suas ligações à Carbonária são conhecidas.
Aquilino - Sou o primeiro Carbonário a entrar no Templo da Pátria. Ainda que nesta forma sucinta, rarificada, de esqueleto.
Sísifo - E a sua juventude?
Aquilino - Era simpatizante da Carbonária, que era um grupo de acção revolucionária que recorria à violência armada, que punha bombas, fazia atentados. Fomos os pais das Brigadas Vermelhas e das Brigate Rosse e também da Al-Qaeda.
Sísifo - Um dia rebentou-lhe uma bomba em casa.Aquilino - Era eu que estava a confeccioná-la. Mas não controlei a lixívia. Aquela m. ia-me levando um braço.
Sísifo - Conheceu o Buíça?
Aquilino - De que maneira. No dia do atentado eu estava numa esquina, ele noutra. Tínhamos tudo combinadérrimo. Fui testemunha do registo da filha do Buíça. E depois fiquei a tomar conta dela, depois de ele ter morrido.
Sísifo - De facto no seu livro Aquilino «Um escritor confessa-se», declara que Buíça lhe terá comunicado que ia acontecer o atentado.
Aquilino - É verdade.
Aquilino - É certo que seria difícil que me chamassem uma Virgem de Kiev portuguesa.
Sísifo - Exilou-se umas três vezes.
Aquilino - Certo. Em 1908, depois de ter sido preso e acusado de bombista, em 1927, depois do cerco ao terreiro do Paço e em 1928 depois da revolta de Julho. Mas «voltei de mansinho», sem levantar ondas, em 1932, primeiro para a minha terra natal, Carregal de Tabosa e mais tarde a Lisboa, e fui amnistiado pouco depois.
Sísifo - E agora como se sente?
Aquilino - Malzinho. Vou ficar junto de Sidónio Pais, um ditador.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home