/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A CAMINHO DO PANTEÃO

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-09-18

A CAMINHO DO PANTEÃO


Entrevista a Aquilino Ribeirães


Sísifo - Como se sente agora que vai a caminho do Templo da Pátria?

Aquilino - Sinto-me muito cívico e bastante hirto. Mais não pude.

Sísifo- Como assim.

Aquilino - Morto há 44 anos já lá devia estar há mais tempo. Mas dada a morosidade da Justiça...

Sísifo - Qual foi a sua maneira de estar no mundo?

Aquilino - Olha? Uma vez fugi de Portugal vestido de mulher. Outra dei um tiro num Rei.

Sísifo- Você detestava os ingleses.

Aquilino - Naturlich. Apanhei isso nos meus tempos da Alemanha. Ah a eficácia alemã. O método...Wunderbar. As potências vencedoras de Versalhes foram incríveis para com a Grande Alemanha. Escrevi o "Volfrâmio" para exaltar a maneira de ser dos alemães.

Sísifo - As suas ligações à Carbonária são conhecidas.

Aquilino - Sou o primeiro Carbonário a entrar no Templo da Pátria. Ainda que nesta forma sucinta, rarificada, de esqueleto.

Sísifo - E a sua juventude?

Aquilino - Era simpatizante da Carbonária, que era um grupo de acção revolucionária que recorria à violência armada, que punha bombas, fazia atentados. Fomos os pais das Brigadas Vermelhas e das Brigate Rosse e também da Al-Qaeda.

Sísifo - Um dia rebentou-lhe uma bomba em casa.

Aquilino - Era eu que estava a confeccioná-la. Mas não controlei a lixívia. Aquela m. ia-me levando um braço.

Sísifo - Conheceu o Buíça?

Aquilino - De que maneira. No dia do atentado eu estava numa esquina, ele noutra. Tínhamos tudo combinadérrimo. Fui testemunha do registo da filha do Buíça. E depois fiquei a tomar conta dela, depois de ele ter morrido.

Sísifo - De facto no seu livro Aquilino «Um escritor confessa-se», declara que Buíça lhe terá comunicado que ia acontecer o atentado.

Aquilino - É verdade.

Sísifo - Há quem lhe chame si um Bin Laden português.

Aquilino - É certo que seria difícil que me chamassem uma Virgem de Kiev portuguesa.

Sísifo - Exilou-se umas três vezes.

Aquilino - Certo. Em 1908, depois de ter sido preso e acusado de bombista, em 1927, depois do cerco ao terreiro do Paço e em 1928 depois da revolta de Julho. Mas «voltei de mansinho», sem levantar ondas, em 1932, primeiro para a minha terra natal, Carregal de Tabosa e mais tarde a Lisboa, e fui amnistiado pouco depois.

Sísifo - E agora como se sente?

Aquilino - Malzinho. Vou ficar junto de Sidónio Pais, um ditador.