/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: O ANARQUISTA GENTLEMAN

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-10-17

O ANARQUISTA GENTLEMAN

Francisco Goya y Lucientes, Pintor, antes de rir dos outros sabia rir e ferozmente de si mesmo. Aqui o temos auto-caricaturado. Veja-se o lábio desdenhoso, os olhos semicerrados de quem se pôs à distância da humanidade e das coisas, o foulard enrolado ao pescoço, de forma carefully carefree, além do chapéu alto para guardar e transformar os fumos de vitriol que a comédia humana provoca num cérebro activo. É um chapéu forno alquímico.
Temos ainda que a patilha farta, à inglesa, e bigode e queixo rapados denotam o dandy, el señorito, em suma o elegante ácrido, de cara gelada para os outros. Antes de Oscar Wilde a recomendar como dever absoluto do dandy, Goya já cultivava a pose. E também cultiva a suprema ironia. Em relação a si mesmo. Leva-se o suficientemente a sério para não se levar a sério. Esta sua imagem, também faz parte dos famosos Caprichos de Goya (uma obra que anuncia Fellini e que também provem do Satiricon e de Rabelais). O que eu gostaria de saber é se a pintou antes, durante ou depois da genial série dos Caprichos.
Seja como fôr, não se poupou nem um átomo. Desanca em si mesmo com a mesma liberdade, fluidez e acutilância com que trata os seus frades e megeras, autarcas e bispos, reis e autoridades. O Anarquista Gentleman em todo o seu esplendor.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home