/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: O ROBERTO ILUMINADO

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-12-22

O ROBERTO ILUMINADO





Já se percebeu que o engenheiro Sócrates é um parvenu. A cada novo feito, na sua cavalgada de feitos políticos - por mais pindéricos e magros ou desproprositados que sejam - acciona as trombetas wagnerianas, e proclama ao Universo a Nova Montanha que cruzou, o novo Panteão que inaugurou, o Novo e Decisivo Passo, o Sinal Claro que deixou, a Marca na história que imprimiu. Deste modo, qual Moisés o homenzinho anda sempre a descer da Montanha com as Tábuas da Lei, e assim a era que se vive é e será AS (Antes de Sócrates) e DS (Depois de Sócrates)

Tantas vezes o tem declarado: gosta de imprimir Marcas . Depois da sua era vai ser um vê se te avias de Marcas por todo o lado. Qual César que deixou marcas do Tibre à Gália Transalpina, e do Ródano à Galiza, eis mais um César - sem a grandeza deste todavia - um Cesarito periférico, empenhado em deixar Marca por tudo quanto é sítio.

Lembra um animal aflito, hiperterritorial deixando as suas "marcas" um pouco por todo o lado na esperança que reparem nele - e na verdade tem tido êxito, repara-se nelas sem dúvida, as marcas deixam mau cheiro. Conseguiu transformar um partido que andava com alguma higiene e ideologia numa espécie de socialismo fedorento.

De cada vez que abre as buzinas - e está sempre abri-las, com voz esganiçada (Mas se o Cavaco teve a humildade de ter lições de dicção - sem grande resultado, mas enfim porque é que este que se ergue nas pontas dos pés e fala à padre não haveria de as ter? Deve reinar grande surdez no largo do Caldas, uma falta alarmante e significativa de ouvido musical) - proclama Triunfo, Hora de Glória, Abriu-se uma Novo Dia, Chegaram os Céus Radiosos, Agora É que É . Tudo isto é dito meio aos gritos, porque o homenzinho tem uma voz de híbrido de padreca com Roberto. De facto, lembra sempre um Roberto, um fantoche, que surge com voz de falsete aos gritos a dizer Ena Mais um Triunfo, sou Muita Porreiro Meus, Deixei mais Outra Marca.

Ou seja, em pouco tempo, mesmo antes de abrir a boca conseguiu tornar-se intolerável e portanto, já foi - não pelo PC (que de resto se parece com ele em melodrama) - mas por boa parte do povo português marcado a ferro, como um Roberto Banha de Cobra de segunda divisão.

Provavelmente tem um colectivo de assessores que lhe escrevem os discursos. O homenzinho não sabe falar, mas tem um talento: uma dicção hipnótica com a qual com os seus gritinhos de madame Dupenthal (uma célebre histérica que dizia que era a Imperatriz de Marte) conseguiu adormecer uns quantos cidadãos que votaram nele.

Há também uma verdade desoladora - não ten oposição nenhuma. Os marretas em que se tornaram toda a classe política portuguesa estão ao nível dele.

Entretanto veja-se no artigo acima o que a UNIÃO EUROPEIA - verdadeiro covil de burocratas de olhos podres - quer fazer às nossas oliveiras centenárias, plantadas por quem sem grandes histórias nem proclamações, agindo humildemente mas com tenacidade, fez história - os nossos avôs e avós, camponeses e lavradores que plantaram preciosamente todas estas lindíssimas e já majestosas Oliveiras que a ignara e cega União Europeia com mais uma das suas "directivas" estúpidas agora manda arrancar, e que mercenários vendem para países que por alarvices idênticas percebem que perderam o seu património arbóreo e vão sacá-lo a palermas e oportunistas.

Ou seja: estão-nos a arrancar a melhor memória e a maior beleza.



2 Comments:

Blogger O Réprobo said...

Meu Caro Miguel, um Feliz Natal para Si e Todos os Seus.
Grande abraço

10:56 da tarde  
Blogger Miguel Drummond de Castro said...

Caro Réprobo,

Um prazer e uma honra vê-lo por estas paragens, um Grande Abraço com desejos de um Feliz Natal.

Miguel

1:16 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home