/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A VIAGEM MAQUÍNICA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2009-04-23

A VIAGEM MAQUÍNICA


Essencialmente as cidades são maquinismos, e nestes o que interessa é a fragmentação da matéria. As cidades não são, senão secundariamente zonas de alta fractalidade, que criariam alterno-paisagens. O seu objectivo é alternar monotonias, contrastar ritmos de produção dos maquinismos. Daí serem todas em pista: móvel ou semimóvel.

Os comportamentos dos humanos trabalhados pelos maquinismos evidentemente tendem para o maquinal, para o autómato, daí que se entre num transe robótico caracteristico: - urbano robótico que faz rir quem vê do alto do seu Cristal Aberto o formicário urbano-umanóide.

o nirvana maquínico consiste em ser coeso e comunitário com a ordem maquinista: em replicar-se sem fim num gesto útil: o que chega a tempo ao semáforo, o que se etiqueta com os segundos do não ponteiro digital. Estar plenamente inscrito na utilidade maquínica, colaborar para que a ordem maquínica se espalhe lubrificando - ou melhor dito desinfectando o que podia ser erro, anomalia, diversão humanas - como uma paragem.

A maior transgressão, para a ordem maquínica é parar. Isso é o pecado anti-fluxo maior. O ser parado é uma ilha obstacular perigosíssima. O acelerador de gentículas não suporta isso.

Figura : Sky Father, velha divindade dos saxões

Etiquetas: