/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A INOPINADA GRIPE DAS FALÉSIAS

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2009-08-22

A INOPINADA GRIPE DAS FALÉSIAS


Uma indisciplInada falésia de rocha de arenito, desatenta às prescrições dos geólogos e às injunções dos doutos que regulam as costas do Allgarve resolveu em Albufeira- of all places - cair sem pré-aviso de greve sobre o areal, despachando 5 ou 6 incautos bípedes para os infernos.
A vinda rápida do PR que banhava em praia próxima, e do PM que se agremiava com consócios em terra menos próxima, oficializou a inopinada queda. As TVs, adoradoras de catástrofes naturais & outras, com grão profissionalismo, atentas ao esplendor dos massacres naturais, despacharam equipas para recolha de videos amadores sobre o desastre. Vimos, com a câmara a tremer de amadorismo, metade da falésia já esparramada no chão, e as águas coloridas de arenito. Planos vários de bulldozers na praia foram uma visão breve e profética do litoral algarvio, serão frequentes no futuro os bulldozers nas praias, como já o são por todo o lado. Nós, portugueses, amamos os bulldozers, os bulldogs, os bullterriers, e os bully people. Eles, como Liedson, resolvem.
A seguir ao PR, meio sorridente, de óculos escuros, a aceitar explicações das autoridades (que nunca estão lá quando é preciso) o PM de voz embargada pela emoção fungou de pena algumas palavras perante as câmaras. Nós, não sei porquê a comer caviar numa praia próxima, lembrámo-nos do provérbio posto em re-circulação pelo famigerado João César Monteiro - que Mefistófeles lhe crave suave garra! - quem espera por sapatos de defunto morre descalço.
Segundo a pléiade de geólogos, sismólogos e demais autoridades embaraçadas que, de repente, apareceram perante as câmaras, ficámos a saber que além de parte não desprezível dos 150 km de praias do Allgarve, mais de 30 % do restante litoral português está em estado de erosão. Não são só as mentes das autoridades, portanto, é também a natureza pura e dura que racha, esfarela e cai. Perante isto, o filósofo prático aconselharia por um lado moderado optimismo, por outro pessimismo tónico, convicto que nem um nem outro, no entanto, serão mais do que paliativos.