/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: O discurso da racionalização

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2006-02-20

O discurso da racionalização

Está a aparecer cada vez mais a palavra "racionalizar". As intenções são boas, as aplicações infernais, e a ditadura da racionalidade está a ser praticada por membros que grupos como os Racionalistas, teriam o maior prazer em não incluí-los a bordo.
Os políticos - quase só há uma espécie de políticos, os gestores - escolheram-na. Faz parte do Grande Tique Mental Corrente. Um político não pode ser mágico nem feiticeiro, nem simplesmente normal tem que aparecer, por mais errático e inconsequente que seja o seu pensamento como Racional.
Agora, p.ex, vão-se racionalizar as freguesias. As muito pequenas como o Castelo desaparecem, são anexadas a outras maiores. A história da freguesia do Castelo, os seus 236 idosos habituados a pedir prozac e a levar a injecção de insulina ao abrigo dos muros da sua mais do que centenária Junta de Freguesia? Fora com eles. Agora terão que ir de carrinho de rodas ou com asas nas muletas, ou empurrados e amparados por bombeiros para outra Junta de Freguesia. A Racionalização assim o exige.