/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: ATRÁS DAS CRUZES do DN

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-05-05

ATRÁS DAS CRUZES do DN


Seria interesante esclarecer o horror vacui *** que tem as empresas de publicidade, os desenhadores de grafitti e a propaganda do regime (os actuais Antónios Ferros de Sócrates) pelas superfícies vazias. Assim, os autocarros, já há muitos anos, são verdadeiras pancartes publicitárias rolantes, numa cidade cuja pele está toda ocupada por publicidade.
Num deles li o seguinte anúncio: Lisboa Toda Anda Atrás das Cruzes.
À primeira vista pensei que seria alusão a uma procissão religiosa. Mas lendo o resto do texto publicitário percebi que era um anúncio do Diário de Notícias a um seu lançamento de cruzes miniatura, na sequência do sucesso da sua venda de uma colecção de imagens de santos.
Aqui há decerto matéria interessante para um sociólogo do fenómeno religioso. Não só o negócio de vendas de objectos religiosos tem sucesso, como é feito por um dos mais antigos e principais jornais da capital. Como dizia um amigo meu há três coisas que se vendem sempre bem: Deus, Putas e Restauração.

**** In visual art, horror vacui (a fear of empty spaces, also known as cenophobia) is the filling of the entire surface of an artwork with ornamental details, figures, shapes, lines and anything else the artist might envision. It may be considered the opposite of minimalism.