ATRÁS DAS CRUZES do DN
Seria interesante esclarecer o horror vacui *** que tem as empresas de publicidade, os desenhadores de grafitti e a propaganda do regime (os actuais Antónios Ferros de Sócrates) pelas superfícies vazias. Assim, os autocarros, já há muitos anos, são verdadeiras pancartes publicitárias rolantes, numa cidade cuja pele está toda ocupada por publicidade.
Num deles li o seguinte anúncio: Lisboa Toda Anda Atrás das Cruzes.
À primeira vista pensei que seria alusão a uma procissão religiosa. Mas lendo o resto do texto publicitário percebi que era um anúncio do Diário de Notícias a um seu lançamento de cruzes miniatura, na sequência do sucesso da sua venda de uma colecção de imagens de santos.
Aqui há decerto matéria interessante para um sociólogo do fenómeno religioso. Não só o negócio de vendas de objectos religiosos tem sucesso, como é feito por um dos mais antigos e principais jornais da capital. Como dizia um amigo meu há três coisas que se vendem sempre bem: Deus, Putas e Restauração.
Num deles li o seguinte anúncio: Lisboa Toda Anda Atrás das Cruzes.
À primeira vista pensei que seria alusão a uma procissão religiosa. Mas lendo o resto do texto publicitário percebi que era um anúncio do Diário de Notícias a um seu lançamento de cruzes miniatura, na sequência do sucesso da sua venda de uma colecção de imagens de santos.
Aqui há decerto matéria interessante para um sociólogo do fenómeno religioso. Não só o negócio de vendas de objectos religiosos tem sucesso, como é feito por um dos mais antigos e principais jornais da capital. Como dizia um amigo meu há três coisas que se vendem sempre bem: Deus, Putas e Restauração.
**** In visual art, horror vacui (a fear of empty spaces, also known as cenophobia) is the filling of the entire surface of an artwork with ornamental details, figures, shapes, lines and anything else the artist might envision. It may be considered the opposite of minimalism.
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