/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A CIDADE É MINHA, OS SUBÚRBIOS SÃO SEUS

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-05-19

A CIDADE É MINHA, OS SUBÚRBIOS SÃO SEUS



Uma cidade nunca se deve adaptar aos seus subúrbios, são estes que se devem adaptar à cidade e desenvolver-se em harmonia com ela.

Mas em Lisboa o espírito suburbano quer reduzir tudo, e tudo adaptar ao estilo de uma série de ilhas suburbanas, Lisboa, o núcleo antigo, o centro, incluído.

A verdade é que os subúrbios de Lisboa, de Almada a Oeiras são isaltinos, ou seja horrorosos (excepto ocasionais núcleos antigos, raríssimos).

Numa cultura da sensibilidade nunca se teriam desenvolvido subúrbios como os actuais, fruto de negociatas entre patos-bravos e autarcas ignaros.

Lisboa está rodeada e já infectada por um muralha de prédios doentes, "modernos", "europeus" e incaracterísticos. Na verdade, uma venezuela na Europa.