/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: NO PAÍS DOS MUJIQUES

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-05-29

NO PAÍS DOS MUJIQUES









Lá está o apóstolo da união europeia, Sócrates, em viagem pela Rússia, iluminando aquele país de eternos mujiques, cuja horrível comida, o caviar, é ambrosia de milionários, e cuja horrível bebida, a aguardente de batata, tem feito desconcertos sigulares no hipocampo (zona do cérebro onde há mil Antónios Damásios emboscados, a explicar que o cérebro, meus senhores não é composto de massa cinzenta mas sim de massa azul! Por Baco!).
A nossa amada RTP mostrou, orgulhosamente só, um cartaz turístico de dimensões macro, posto numa Praça Principal de Moscovo. Está lá escrito ALLGARVE. (Lembra o novo logo do Público). Enfim, a mortífera geografia do Pinho-nhó-nhó começou a surtir efeito no país dos embasbacados mujiques.
E que foi lá Sócrates mendigar, digo, iluminar? Além de dizer que a União Europeia precisa da Rússia como ela precisa de nós, foi iluminar o embotado cérebro dos mujiques dizendo-lhes que há férias baratas em Portugal e estabelecendo o simplex dos passaportes. Acabaram os vistos complicados! Agora, vocês mujicada, podem vir dar palmadas de cerveja no fígado aqui no vosso ALLGARVE, uma cápsula de cerveja com vista sobre o mar.
Para adoçar a pílula levou uma moça de cabelo rente, platinado, à Beckham, e que imita a Amália, em versão pos-moderna e tem a felicidade de se chamar Mariza. As convulsões emocionais do fado, uma cantiga cujo carburante é o tintol barato e uma faca espetada na veia, e onde imperam as teorias mais duras do fatalismo, caiem perfeitamente no goto da choradeira mujique, da metafísica mujique, da religiosidade de vodka e campânulas de igreja em forma de mama dos mujiques. Assim Mariza, embaixatriz do ALLGARVE deve ter pré-prevendido dez milhões de resorts daqueles baratuchos para mujiques e operários da VW. E biliões de férias-cápsula, no tal de ALLGARVE, que dá eurol farto para o Pinhocadas.

Imagem: foto de Ícone Russo representando Deus