/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: AFINIDADES SEMÂNTICAS

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-06-20

AFINIDADES SEMÂNTICAS


Na Medicina dos anos 80 falava-se de Arsenal Terapêutico para vencer as doenças. E à aplicação continuada de um determinado fármaco chamava-se Choque Terapêutico. Metáforas militares, blindadas. Estava-se em guerra com a doença, que era preciso erradicar. O médico assemelhava-se a um guerreiro contra a Patologia, provisto das novas armas de sucesso que a tecnologia da saúde lhe parecia dar.

As osmoses semânticas entre a linguagem da medicina e a do Exército, entretanto são mais do que muitas. Se na medicina existiam bolsas de pús, necessitadas de drenar, ou de vencer graças a antibióticos (recordar que biótico vem de bios, que em grego signfica "vida") no calão técnico militar havia bolsas de guerrilheiros. Erradicar metástases na medicina correspondia ao erradicar de bolsas de guerrilheiros da linguagem militar, que pretendia a isenção científica, a aparência racional, além da aparente higiene siza-vieriana da linguagem médica.

Mais tarde no Iraque, louvou-se o desenvolvimento teconológico dos "bombardeamentos cirúrgicos", que permitia só destruir o "inimigo" e os seus lugares. De repente, as operações (mais outra palavra do foro médico) militares pareceram-se a cirurgia , não individual, mas social. O Exército seria o Grande Cirurgião, erradicando bolsas de guerrilheiros ou de inimigos, praticando "bombardeamentos cirúrgicos". Legitimava-se por paronímia.

No entanto, os bombardeamentos cirúrgicos soube-se depois, não eram assim tão "cirúrgicos". A sua precisão deixava muito a desejar. Apareceram, como metástases indesejadas, imensos "efeitos colaterais". Nunca é demais dizer que esta designação com que falsamente se racionaliza e escamoteia o horror da guerra, é uma expressão de falso pudor puritano e significa um rasto de humanos reduzidos a carne carbonizada, a mutilações para toda a vida, a um cortejo de inválidos inocentes.

Dava todo um livro cotejar a linguagem médica com o calão militar-industrial contemporâneo que dão à guerra uma cosmética sanitized. Em inglés não se fala de mortos em combate, chamam-se casualties. Há etimolgias perversas. Casual em inglês e português justamente também quer dizer dispensável, logo não há mortos na Guerra Asséptica, comandada à distância por almirantes e generais gordos sentados diante dos seus PCs. Há baixas e dispensáveis. A boa consciência gosta de coisas limpas. O Sangue é a doida da casa.

Por cá, vinte anos depois das metáforas belicistas da medicina, o nosso PM, cândido crente no Progresso da tecnologia, a sua messias favorita de redenção social, prometeu aos portugueses o "Choque tecnológico". Compare-se com o calão futebolês "chicotada psicológica" (que significa que os jogadores são tratados comon cavalos ou escravos, pois nenhum psicólogo aconselharia tratamento a chicote, nem por metáfora) e com o "choque terapêutico" dos anos oitenta. A procura de uma aparência racional, de um atitude de terapia social guerreira, radical é uma manifestação de força. Sem dúvida trata-se como nos fascismos (Mussolini, que amava a "força" adoptaria perfeitamente esta terminologia da engenharia social, bem como o famigerado Stakanov, o "génio" soviético da produtividade).



2 Comments:

Blogger Pedro Ludgero said...

E como as imagens não têm força, somos todos leitores da má legendagem.

11:30 da tarde  
Blogger Miguel Drummond de Castro said...

exacto, eleitores e assentidores, enquanto o fogo do Verbo não tomar conta de nós e formos capazes das desconstruções semãnticas que permitem ver que o rei vai nu sessenta vezes por minuto, e que é feio e simplista (o contrário de simples) seremos eitores e vºitmas de má legendagem

Entretanto o Cesar do momento e a sua semântica (identificável) cairá, questão de tempo, mas tem a sua piada e um certo encanto cínico ir vendo o "dharma do samsara"...

1:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home