/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: COMO MANTER ALTO E NOBRE O TÉDIO NA ERA DOS TRANQULIZANTES

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-07-12

COMO MANTER ALTO E NOBRE O TÉDIO NA ERA DOS TRANQULIZANTES

Fosse eu um tupinambi
viveria nu e tranquilo
fora do alcance dos telemóveis
e da televisão
não teria vizinhos
com cára de pedra
nem um Deus tripartido
também não seria esmagado
por autoestradas mortíssimas
deslizaria coberto de ramagens
e de deuses,
na perpendicular do condor
e numa cabana longe das cidades
passaria a noite inteira
numa esteira
dentro
da minha mulher concha e estrela

tudo isto teria encanto
mas tudo isto acabaria por me aborrecer

****************************************

assim ligo o computador e navego
e entro na caverna digital do novo Ali Babá
que é a mente universal
tudo o que está na net
fui eu que o fiz: o teu poema, a minha musa,
a tua musa, o meu dilema,
o que escreves contra mim
o melhor pior que pensas de mim
fui eu que o escrevi
e isto é belo como ramagens
sob a canoa
e noites estreladas vistas
pelos olhos de um jaguar andino
ou pelo olho furioso e implacavelmente atento
da águia que desce directa
ao sangue vivo da presa

e para meu alívio e pena
este encanto também me aborrrece

************************************

blasé dizes tu que abençoas o entusiasmo
e te lanças sempre de olhos fechados no
absolutamente inédito
blasé! sim, de torre abolida
e com a linguagem morta e a imaginação
delida pela imaginação
escrevo depois de mim estas linhas
como alguém que sobrou de si
mesmo
e continua a viver por puro esquecimento

mas aos deuses se os há
só peço o máximo:
que nada me distraia da solidão
mãe de todos os encantos do tédio constante
que - pedra de toque e gema feliz -
me afasta de toda a sociedade