/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: DA IMACULADA CONCEIÇÃO AO DIREITO AO ÊXTASE NATURAL

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-01-15

DA IMACULADA CONCEIÇÃO AO DIREITO AO ÊXTASE NATURAL


Pintar permite dar saltos prodigiosos. À primeira vista Amadeo de Sousa Cardoso é um poeta nodoso, que usou cores populares e da heráldica, para dar telas que ressumam a musgo e a pedras de castelo e a um atravessar de tudo isso em direcção ao genésico e à geometrização do irregular. Incluiu fragmentos de espelho nas suas composições, violou canones, traçou deformações - o seu galgo que não é um galgo nem uma colina acaba por ser um mapamundo, uma cartografia que permite navegar nos séculos e tirar-lhes a essência.
Certamente foi sua uma alma de cavaleiro errante, aprisionada ou liberta agora em corpo de pintor. Experimentou o mais pedregoso da paisagem, fez suas as lianas e as raízes, deixou que os contrafortes de um castelo lhe entrassem no tecido das vértebras e se abrissem as alcáçovas para a conjunção do tropel dos cascos com as arestas nítidas dos cactos. Pintura em ferocidade pura, de quem cravou na boca os incisivos do tigre de sabre, e se atirou de cabeça à fecundidade sempre nova - genial a fecundidade dos verdes e dos basaltos! E dos seus pincéis saem gomos, sugestões carnudas, evasões de estames, pólens maçicos que ocupam sem ser por decreto o seu lugar na desordem natural das coisas.