/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: Um autarca no Vaticano

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2006-11-07

Um autarca no Vaticano

Deve haver um autarca português no Vaticano, a fazer rotundas e a simplificar as vias de acesso, deitando abaixo monumentos vetustos, solares, quintinhas, pequenas pracetas, terrenos vagos, felinódromos e sítios de cães vadios (que horror o cão vadio na perspectiva autarca!). Agora esse autarca, por certo camarieri secreto do homem irónico de sapatinhos vermelhos, decidiu que era boa ideia suprimir o Limbo. O espaço trisemântico, o "topos" tripartido, com os seus lotes monolíticos e hermeticamente fechados quais condóminos exemplares - a separação dos utentes do pós vida, em infernais, limbianos e paradisíacos vai desparecer! O Limbo vai ser erradicado. O autarca português secreto, que tem estado a inspirar o Rodrigues dos Santos, conseguiu levar os teólogos a repensar toda a estrutura post-mortem.

Desde o Concílio de Niceia (?) num remoto século XII, quando se decretou que doravante os sacerdotes viveriam em celibato que não havia uma revolução assim tão drástica nos corredores do Vaticano. (De facto há imensos, inúmeros, infinitos corredores no Vaticano, embora uns mais nobremente se chamem galerias). Nesses corredores, autênticos holzweg, onde havia de tudo o que há nos limbos - engates pálidos, cristofilias tardias, cristofobias tímidas e o ódio ao latim canónico e evolutivo - no fundo eram antecâmaras do limbo. Na verdade, todo o Vaticano que como é óbvio não estava nem no Inferno nem no Paraíso era um limbo, cheio de 0ssadas expectantes. Pois entre outras funções o Vaticano é um relicário gigante, com mais cartilagem amarelada de santo por metro quadrado que o resto do mundo. Pois bem, graças ao autarca português infiltrado, que se tornou graças à proverbial astúcia lusa nada mais nada menos do que a eminência parda da eminência parda do Vaticano - o discretíssimo conde Kolvenbach - a ideia, o conceito, a prática do limbo vai ser demolida e substituída por uma rotunda.
Estamos pois todos de parabéns.