/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: ESSA VOZ INSISTENTE DE SEREIA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-01-20

ESSA VOZ INSISTENTE DE SEREIA

Charles Baudelaire podia ter dito uma coisa assim:

Essa voz insistente das sereias que não existem, mas em que é preciso acreditar, às vezes toma, com felicidade, o lugar da voz da razão - que também não existe, mas na qual convem acreditar. E ao dar-lhe guarida abrimos dentro de nós maravilhosas possibilidades de irrealidade, que são muito contrárias aos tempos utilitários, é certo, mas que tem um supremo golpe de asa que as emancipa das penosas colunas do deve e haver.
E se o tempo burguês contabiliza tudo, não só o dinheiro mas os sentimentos e as emoções (gerir as emoções, frase de escola psicológica horrível que traz para o campo emocional a mão do contabilista), a voz das sereias descontabiliza. Não nos pede juros nem ajustes de contas, apenas ajustes de contos. Apenas a voz lançada ao mar, sem anzol, sem rede, sem objectivo.







Foto : Charles Baudelaire por Nadar