/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: HÁ TEXTOS QUE

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-02-18

HÁ TEXTOS QUE


Há textos que não perdem a actualidade, tal a lúcida acutilância e o desmedo ousado do pensamento, eis algumas palavras do escritor e psicanalista João de Sousa Monteiro, escritas há uns bons 30 anos no seu livro Tire A Mãe da Boca:


"Um dos tabús sociais de maior importância estratégica para a sobrevivência e bom funcionamento de qualquer sociedade "civilizada" consiste na proibição de pensar.

Sem essa preciosa restrição, imposta sobre cada um de nós com uma especial vigilância desde o início da nossa existência, nenhuma forma arcaica ou civilizada de organização social poderia provavelmente subsistir.
...

Entreter o "indígena" com toda a espécie de birimbaus civilizados, de modo a comprar-lhe a sua tácita aquiescência de búfalo sorridente e vacamente cooperador; distraí-lo a todo o tempo - distraí-lo sobretudo de si próprio - de modo que não lhe sobre energia suficiente para perceber, no fundo, o que se passa à sua volta; Meter-lhe sempre à frente dos olhos, um chocalho luminoso - qualquer um dos inúmeros chocalhos luminosos que a civilização engenhosamente produz - de modo a que este não fixe nunca demasiadamente o olhar no mijo moralista em que a Sociedade se apoia, na açorda ideológica que a sustenta; Comprar-lhe assim a sua docilidade postiça é talvez o mais comum e o mais rendoso dos negócios, em que todos, em que todos nós participamos activamente, de formas directas ou indirectas."
in "Tire a mãe da boca" - João Sousa Monteiro


2 Comments:

Blogger Daniel said...

Estória frustrada de um patafísico convicto

estava muito bem a conhecer o Sr. João de Sousa Monteiro, decerto um daqueles que se vai da lei da morte libertando, quando notei que não encontrei nada sobre ele num singelo motor de busca cibernético. Depois lembrei-me que estava num governo socialista (a mente leva-nos às vezes para cada sítio...). Mas o verdadeiro espanto foi quando dei com isto:

http://www.leitura.gulbenkian.pt/index.php?area=rol&task=view&id=4177

ou isto:

http://www.leitura.gulbenkian.pt/index.php?area=rol&task=view&id=4176

um documento que certamente tinha ar de censura política. Ah, mas é verdade, isso não é possível, o 25 de Abril já tinha trazido a liberdade às pessoas por essa altura.

Pois...

2:21 da manhã  
Blogger Miguel Drummond de Castro said...

Carissimo Daniel,

O Joâo de Sousa Monteiro é desses lucidissimos demais para um país que tem o culto morango em estado andante, e que perdeu a língua, mas foi fazendo e está fazendo coisas.

Na net encontra-se algo mais sobre ele.

Pois é: convem lembrar de quando em quando, quanto mias não seja como aviso à navegação, que estamos sob uma ditadura benévola, por enquanto, socialista, eleitoralista, clientelista com uma galáxia de autarquias a viver todas a tripla forra graças ao peculato.

Os meus heróis neste momento: Jerónimo o Apache sempre, o Zorro, Robin Hood, Clint Eastwood, Jeanne d'Arc, Viriato e mais outros com pinta, destino e Brave Coeur de Guerreiro, como Dom Jaime de Almeida, Mouzinho de Albuquerque, Serpa Pinto e uma pléiade doutros.

O resto são merceeiros aplicados, rataria vária, perigosa, arrivista e oportunista e os habitantes do futebolário.

No les daré paz! Joder!

Um abraço,

Miguel

1:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home