/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: DESCRIÇÃO DA PJ

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-05-26

DESCRIÇÃO DA PJ

Eis como a PJ, americanizada, descreve um suspeito:

«Caucasiano, com 35/40 anos, físico mediano, 1,70 m de altura, cabelo curto na cabeça e comprido no pescoço, vestia blusão escuro, calças claras e sapatos escuros»

Caucasiano
? Termo americano anglo-saxónico para designar "branco", tirado certamente dos manuais de polícia ingleses e como se sabe de uso corrente na língua portuguesa...


Físico mediano. O que é um físico mediano? Um físico bom para os media?

1,70 m de altura? Altura média do português.

Cabelo curto na cabeça e comprido no pescoço. A PJ inova na anatomia. Esta frase dá a entender que o cabelo não só cresce na cabeça, onde neste caso é curto, como também cresce no pescoço, onde neste caso é comprido.

Enfim em vez desta descrição anatomica e racialmente controversa de burocrata sem sensibilidade para a língua portuguesa porque não dizer em linguagem quotidiana que toda a gente compreende imediatamente :

Branco, na casa dos trinta, nem gordo nem magro, altura média, cabelo à Rod Stewart, vestia blusão escuro (como três milhões de portugueses), calça clara, e sapatos escuros.

Caucasianos!

2 Comments:

Blogger mch said...

Miguel: Quando ouvi o "caucasianO" também dei um salto sentado. É como nas universidades onde traduzem para calão de fotocopia o que se diz nas universidades anglo americanas de segunda, tipo georgetown.
A análise está "dEmaIs"
transcrevi o texto no blogdecausas e vou pôr nos outros.
GRANDE ABRAÇO

7:32 da tarde  
Blogger Miguel Drummond de Castro said...

Mendo:

A PJ neologiza e julga que está a fazer tipologia científica. Há de facto uma homologia estrutural com esse calão de fotocópia das universidades.


Obrigado pela visita e pelo destaque,


Um grande abraço,

Drumas

2:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home