/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: EDIT YOUR PROFILE

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-06-27

EDIT YOUR PROFILE



Estive a ver o EDIT YOUR PROFILE deste blog e quanto ao PROFILE, perfil, tenho a dizer o seguinte: noto que os antigos Imperadores Romanos apareciam de perfil nos sestércios e outras moedas. Os antigos Reis da Pérsia, como Dário, também. De perfil aparecia o meu avô, o Imperador do Sacro Império, Charlemagne (meu e de mais 20 milhões, pelo menos, de europeus). De perfil, sempre na numismática e na estatuária, continuaram a aparecer séries mais ou menos lendárias de reis. Nessa feíssima e miserável moeda chamada euro ainda há gente a aparecer de perfil como o Rei dos Belgas e a a Rainha da Holanda.

O que se infere desta incursão diacrónica pela história e pela numismática? Que o Perfil está associado à soberania, ao poder e à moeda e que a nova tecnologia massificou o perfil. Cada um pode ser monarca no seu blog.
Como vivemos numa sociedade cheia de Instruções e regras e Modos de Usar o Profile tenta atenuar um pouco o mistério do Perfil. As sociedades modernas tem horror à distância e ao mistério. Somos todos conhecíveis e atomizáveis. Digamos que a sociedade moderna tolera o Perfil e assim faz dele um Perfil desmistificado, massificado, público, intimista q.b. com aquele toque de camaradagem e intimidade com que os anúncios se nos dirigem. (A Publicidade há que anos que não desiste de ser a nossa melhor amiga, conhecedora dos nossos mais invioláveis segredos, ao mesmo tempo que nos afaga as partes mais subornáveis do ego, com aquele ciciante: Tu Mereces, que continuamente nos põe medalhas de mérito ao pescoço).
No entanto nada mais mentiroso (além da Publicidade) do que um Profile. O nosso Rosto Público no Profile fatalmente está expurgado e engraxado, lavado com Detergente, Digitalmente perfumado, e fofo com Soflan ou rude com raspa de crocodilo.

Enfim, olho para o meu Profile e devo dizer que o meu narcisismo digital fica em maré baixa. Ainda por cima ainda não descobri, em parte por snobismo puro em parte por discplicência congénita e sobretudo adquirida como é que se põe o raio da #"/*%4#"! da fotografia lá no lugarinho dela, ao alto e à esquerda. De Profile.