/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: ÁRTICO E NASHI

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-08-03

ÁRTICO E NASHI



Os Russos Varangianos, mais conhecidos em português por Russos, querem os fundos do Ártico para pesqueiros, prospecção de petróleo, diamante, platina, ouro, níquel, chumbo, etc. Dois submarinos russsos em missão geológica e não só, quais novos Hernan Cortez, acabam de cravar nos fundos marinhos do Ártico a bandeira russa. Um gesto imperial, de colonizador, que reclama para a Coroa, perdão, para a Presidência Putiniana, mais terras, desta feita submersas. Mas congruente com a velha vocação russa de expancionismo.
Entretanto, um movimento de juventude chamado Nashi (Nosso) apoiado pelo governo de Putin vai tomando forma. Cerca de 10.000 jovens reunem-se periodicamente a 200 km de Moscovo. Vestidos apenas com roupa interior ouvem palestras e praticam ginástica de tipo fitting. A ideia é restabelecer o culto da saúde, da perfeição física, da nacionalidade e da...natalidade. Fazem-se casamentos em massa entre jovens, oficiados por funcionários do registo civil. A semelhança entre este movimento Nashi, que Já fez autos-da-fé em Moscovo, queimando livros que considera não patrióticos, e a Hitler Junged (Juventude Hitleriana) é de tal ordem que já lhe chamam a Putin Jungend.

O que se infere disto? A Rússia, sob Putin está a voltar a ser hiper-nacionalista e expancionista, ao mesmo tempo que reabilita Stalin, o carrasco, responsável por milhões de deportações para a Sibéria, considerando-o o maior dirigente russo do século passado.

Como diria o Miguel Drummond, sempre que se começa a ouvir o rufar surdo dos tambores, agravam-se ainda mais os tempos de Insecto Colectivo.