/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: GOG E SARAMAGOG: O GRÃO BRUFO BLOGA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-09-17

GOG E SARAMAGOG: O GRÃO BRUFO BLOGA


Através deste «Caderno de Saramago», o escritor irá comentar acontecimentos, expressar opiniões, reflectir, comportando-se como um verdadeiro bloguer, conforme refere a sua Fundação. Alojado no site da Fundação José Saramago, o blogue foi inaugurado ...

ESTA Notícia respigada no site do Saramago é espantosa. Confirma que a geração espontânea de facto existe. A Fundação Saramago, dirigida pela operosa esposa do escriba, não duvida que o escritor que criou um blog - memorável e momentoso acontecimento de uma dificuldade e importância transcendental - se vai comportar como um verdadeiro blogger.

Aqui é que entra a geração
espontânea. Um tipo sem mais nem menos, num dia adormece escriba, no outro acorda blogger e verdadeiro. Dá-se uma caixa de aguarelas a uma pessoa que nunca pintou na vida, no dia seguinte a pessoa comporta-se como um verdadeiro pintor.

Há aqui uma confusão antropo-cibernética de primeiro grau. A de crer que a utlização de uma maquineta - no caso o computador ligado à rede - transforma imediatamente a pessoa num "verdadeiro" blogger. A maquineta, qual deus, confere de imediato a graça divina. A pessoa que no dia anterior não sabia nada de blogs, que não fazia a menor ideia dia sobre o que é um template ou um Html, de repente, por infusão divina da santíssima técnica, já se comporta como um "verdadeiro blogger". De um momento para outro adquiriu todas as competências.

De realçar a divisão do mundo dos bloggers em duas espécies: a dos "verdadeiros bloggers" no qual, logo à nascença se inclui o Saramago e a dos falsos. O papel dos verdadeiros bloggers, segundo a esposa, ou Fundação Saramago, é em 1º íssimo lugar comentar: "comentar acontecimentos."

Ou seja, isto faz do verdadeiro blogger um jornalista primário e secundário, um comentador. Inscreve os blogs verdadeiros na área do jornalismo de comentário. Esta deve ser uma das doenças infantis do bloguerismo em geral, pensar que são micro-jornais, e que o seu papel fundamental é comentar acontecimentos. Relega o bloguismo em geral para o papel da crítica e do comentário, e não para o da criatividade em si.

o 2º papel do blogger, segundo o Credo do blogger da doutíssima fundação, é expressar opiniões. Digamos que, da porteira ao talhante, passando pelas classes baixas e vis como a dos deputados, eclesiásticos, membros da ASAE e patrões e empregados de petrolíferas ou da construção civil, toda a gente passa a vida a expressar opiniões. Nada mais trivial que ter uma opinião e expressá-la. O blogger à la saramago, de facto inova.

o 3º papel do verdadeiro blogger segundo a pedagógica fundação é "reflectir". (ainda o homem não escreveu uma linha no seu blog já tem os mandamentos todos prontos sobre o que é um verdadeiro blogger. Já expressa a sua opinião. Já reflecte. Já tem o Credo do Blog. Dá a ideia que passou toda a vida a fazer seminários sobre blogs e a escrever no seu blog sobre a arte do blog.) Parece que os outros blogs não "reflectem." Este sim, vai reflectir.

O verbo reflectir aqui usado apontado para o próprio umbigo (verbo esse encontrado em nóveis objectos tipo grupos de reflexão) aponta logo para o espaço dos CCP ( Comendadores Catitas do Pensamento; escrevi isto antes de saber que A Lobo Antunes, foi typically feito Comendador.) Que o mundo português está cheio de Pachecos Pereiras que se aglomeram em "grupos de reflexão", que sisudos e graves, se reunem à roda daquelas mesas esquisitas da TV (diabo de mesas, aquelas em que os comentadores consentem em assentar os veneráveis cus, e sugerem fortemente uma reflexão anal colectiva ou uma defecação em família, de co-dependentes) não é novidade. Os padres do meu tempo incitavam-nos a nós jovens Melquisedeques, candidatos à santidade, a períodos de "reflexão cristã." O partido socialista, que é uma seita comunista dissidente de uma das famosas "Internacionais", acaba de fundar o seu grupo de "reflexão."(Res publica). Os insidiosos anos sessenta estão de volta! Nesses anos havia grupos de reflexão que nasciam como cogumelos. Hoje chamam-se "think-tanks", ontem grupos de reflexão. Cheiram ambos a sacristia.

Diga-se de passagem que os sacristas, nos tempo do triunfo da religião da técnica, são justamente encontráveis nas áreas que dizem respeito directa ou indirectamente à técnica. O sacrista dos nossos dias é hoje um técnico, que acredita no primado da Técnica sobre todas as coisas e, assim, para estes o blogger é um crente na técnica, através da qual comenta, expressa e reflecte. Vicious circle umbiguista e narciso perfeito a Técnica usa a Técnica para comentar a Técnica.