/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A PRIMEIRA FIGURA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-09-10

A PRIMEIRA FIGURA


Na realidade o Presidente da República não serve para nada. Não fala, não comenta, nunca há matéria que lhe seja conveniente, e sobretudo não manda nem comanda - excepto aquelas irritaçõezinhas periódicas de cuspir um vetinho ou outro.
Não produz ideologia, nem filosofia. Não se lhe conhece um dito com piada ou com espírito. Dali não sai uma única ideia original. É uma daquelas ficções republicanas: uma figura que sopra vento e engole ar, e ainda por cima nem sequer é decorativo. Nem a sua cara metade, vestida de cortinado em permanência-
Imagine-se um jantar com S.Exa. Tudo ficaria em estado de prevenção alerta vermelho. Quando me atingirá um perdigoto?
Ou seja é um homem com o qual nem se pode jantar descansado, e que não sabe falar. Aquele enxerto de autoclismo na glote não deu resultado. Devia voltar às aulas de terapia da fala e deixar de fingir que é o Primeiro Senhor dos Portugueses, acompanhado da primeira Dama.
Só mesmo uma nação de abúlicos, de fastidiosos ressentidos, consente em ter uma pessoa assim à sua frente, melhor dito, à sua oblíqua.
Que fazer com aquilo? Deitar fora no vidrão? O vidrão enjoado vomitará uma descarga de vidrinho moído. No caixote do papelão?