/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: OBSERVATÓRIO DO LACRIMÁRIO NAZIONAL

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-07-17

OBSERVATÓRIO DO LACRIMÁRIO NAZIONAL


estive a ler um dos Príncipes Poetas Aranhiços de Portugal. Não é o Peixoto nem um dos Tavares. Já vai em 20 e tal livros como o Eugénio de Andrade, e como chegou aos sessenta anos apaixonou-se impossivelmente por uma adolescente. Não estaria mal, desde que a coisa ficasse secreta. Mas, mais um caso de coração quebrado que verte águas na poesia, o Príncipe Poeta Aranhiço vem-nos confessar a sua paixão dificil. Trata na terceira pessoa o objecto da sua paixão. Há que entrar como um latinista na posteridade.
A ameaça fadista: entra logo de lágrima em punho. Aliás armado de lágrimas até aos dentes. No país dos coitadinhos, no país onde os mestres da manipulação poética usam a chantagem emocional é bom usar o fel torto e viscoso da lágrima hereditária. Mais um serviço prestado que denota a ovina fidelidade portuguesa à nostalgia complicada e labirintica, uma cortina árborea de lágrimas, uma adolescente que eu não mereço... Ó principe Aranhiço e se fosses charrar?

Já agora levavas o Peixoto e os Tavares contigo...ver se apanham juízo ou bom desjuízo na glândula do olho.