/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: REVOANDO NA PASSAROLA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-01-22

REVOANDO NA PASSAROLA


A passarola chamada "máquina aerostática" é uma verdadeira máquina patafísica. É uma máquina altamente explícita, ao mesmo tempo conotativa e denotativa, e não tem nenhuma intenção de favorecer o aumento da produção de seja o que fôr. Nessa medida também é uma máquina gratuita e igualmente aleatória: não tem um objectivo definido, não é computável pelas Finanças, nem há garantias que venha a fazer parte do património.
Tem, claro, um carácter científico, de resto bastante light: o homem empunha um astrolábio, e está rodeado de duas esferas armilares. Supõe-se que seja uma máquina de observação astronómica, mas a gravura funciona mais como símbolo heráldico do que como referente explícito.
O tecto lembra o de um pavilhão real. A forma geral da máquina a de um gavião. A bela bandeira com coroa tem um inocente orgulho: está em escala com o sol. As armas portuguesas são do tamanho do sol. Nunca o espírito português literalmente e em todos os sentidos voou tão alto como nesta gravura. Que pena que desde então se tenha sistematicamente arrancado as asas aos portugueses.
Além disso é uma máquina não democrática: não é acessível, não contribui para a hiperprodução, não faz apelos à normalidade nem à segurança, não irá contribuir de forma alguma para o aumento da rede rodoviária. Era um tempo de orgulho e de imaginação. Três desastradas revoluções políticas deram cabo das expectáveis e imaginativas possibilidades dessa época.