/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A ARMA DE DUPLICAÇÃO MASSIVA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-02-27

A ARMA DE DUPLICAÇÃO MASSIVA


A relação do último século com o espelho, objecto que na sociedade feudal era raro e só possuído por mulheres da nobreza, foi extraordinária: nunca antes tanta gente se vira todos os dias com tanta objectividade à procura de uma perfeição possível da aparência.
Mais do que o automóvel o espelho foi o veículo de transporte do passado século: transportou as pessoas para as suas réplicas, inaugurou o culto da imagem, reforçou sem dúvida a consciência do ego, e tanto feriu o narcisismo como incensou a vaidade. Por isso, mais do que o botão, o espelho devia ter o Prémio Nobel. Tornou o homem dual, vigiado pela sua imagem. Promoveu a ditadura do duplo.
Assim o século passado, graças à divulgação maciça do espelho, e à disseminada prática especular, foi o século do Narcisista Prático.