/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A VIA DO ACTOR

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-03-12

A VIA DO ACTOR

Dando continuidade a um dos temas caros a Sísifo: a heteronímia, as técnicas de alter-egoidade e a representação, o "acting" como forma de Yoga, eis sob a égide de Mr. Natural mais uma contribuição para a arte do "imageneering" (1):



O actor não imita, representa. Nesse sentido imbui-se da presença do outro, ou seja transubstancia-se e para isso tem que eliminar o seu ego ao ponto de "morte branca" (morte do ego).
Um mau actor - a maioria - representa por imitação, com o seu ego em cena pretendendo ser um alter-ego. Um bom actor, morre em cena ou morre antes dela e consegue transubstanciar-se. Sai da experiência revigorado, energizado - esteve em contacto consigo sem ser por intermédio da consciência egoica. Mobilizou energias interiores, tocou no ponto em que a Musa e o Poeta coincidem (a inspiração e a expressão).

O caminho fácil é pela via das drogas enteogénicas, que abolem temporariamente o "despotismo do ego" e dão entrada no Kairos da presença. Quase duas gerações seguidas de cantores (desde Janis Joplin a Kurt Cobain) tem seguido a via fácil de adquirir o Kairos e o consequente Ec-stasis (2) por via das substâncias enteogénicas - que são apenas instrumentos temporários e não próteses psíquicas permanentes.

Um mau actor recorre à dependência de uma droga e executa quando muito chanelling - o que é um estado passivo, monótono e pouco criativo. Um bom actor tal como um bom músico ou um bom tradutor é um intérprete. É um tradutor-intéprete doutra personalidade com a qual entra em ressonância num processo co-criativo.



(1)

imageneering

Definition

Group idea-generation technique in which participants try to visualize how things (products, processes, situations, systems) would be if there were no barriers and perfection could be achieved. Then they question why things are not that way, and proceed to dismantle actual or perceived hurdles in achieving that objective.

imageneering is in the Decision Making, Problem Solving, & Strategy and Information & Knowledge Management subjects.

(2) The Greek meaning of ecstasy is to stand outside oneself. To stand outside oneself and thus turn subject into object is Samadhi. Jana Dixon


0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home