A VIA DO ACTOR
O actor não imita, representa. Nesse sentido imbui-se da presença do outro, ou seja transubstancia-se e para isso tem que eliminar o seu ego ao ponto de "morte branca" (morte do ego).
Um mau actor - a maioria - representa por imitação, com o seu ego em cena pretendendo ser um alter-ego. Um bom actor, morre em cena ou morre antes dela e consegue transubstanciar-se. Sai da experiência revigorado, energizado - esteve em contacto consigo sem ser por intermédio da consciência egoica. Mobilizou energias interiores, tocou no ponto em que a Musa e o Poeta coincidem (a inspiração e a expressão).
O caminho fácil é pela via das drogas enteogénicas, que abolem temporariamente o "despotismo do ego" e dão entrada no Kairos da presença. Quase duas gerações seguidas de cantores (desde Janis Joplin a Kurt Cobain) tem seguido a via fácil de adquirir o Kairos e o consequente Ec-stasis (2) por via das substâncias enteogénicas - que são apenas instrumentos temporários e não próteses psíquicas permanentes.
Um mau actor recorre à dependência de uma droga e executa quando muito chanelling - o que é um estado passivo, monótono e pouco criativo. Um bom actor tal como um bom músico ou um bom tradutor é um intérprete. É um tradutor-intéprete doutra personalidade com a qual entra em ressonância num processo co-criativo.
(1)
imageneering
Definition
Group idea-generation technique in which participants try to visualize how things (products, processes, situations, systems) would be if there were no barriers and perfection could be achieved. Then they question why things are not that way, and proceed to dismantle actual or perceived hurdles in achieving that objective.
imageneering is in the Decision Making, Problem Solving, & Strategy and Information & Knowledge Management subjects.
(2) The Greek meaning of ecstasy is to stand outside oneself. To stand outside oneself and thus turn subject into object is Samadhi. Jana Dixon
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home