/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: A VOZ ENCANITANTE DA MELGA POLÍITICA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2008-09-21

A VOZ ENCANITANTE DA MELGA POLÍITICA


Desde que os políticos deixaram de ler Shakespeare ou um dos seus leitores duplos, como Borges, as suas ficções não alimentam nenhum futuro, apenas produzem repetição.

A voz do actual primeiro ministro de Portugal mais do que um tratado de patologia, é um virus em acção - leva à surdez ou ao riso louco.

Donde sai essa voz? Da barca dos loucos de Peter Breughel? do tríptico de Hieronimous Bosch? Ou do nosso teatro de robertos interiores?

Mas o pior não é que essa voz fale, é que a alguém a ouça e tome como normativa.

Histérico-esganiçada seria uma descrição aceitável dessa voz, mas é mais: tem uma pequena dose de hipnotismo, e apoia-se na veia sarcástica primitiva, a que vem dos romanos.

Um músico diria que está fora de tom. Não há dúvida que está. Perigosamente rachada, é a voz própria do pregador fanático. Assim, com este tom, pregavam os monges que imitavam Savonarola. É a voz que atiça as fogueiras.