/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: 2009-04

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2009-04-30




TURKEY.
Constantinople, July 3. THE Grand Visir having made great complaints of the behaviour of the Hospodar of Moldavia, the palace belonging to the Prince in this City, and likewise his country seat, have both been burnt down by order of the Grand Signor, and his Capi Kiaja imprisoned.
Jul. 17. The son of Ghiul Achmet Pacha was created Seraskier the 4th instant, and received orders to penetrate into Poland at the head of an army of one hundred thousand men.
It is reported, that some privateers are cruising in the Mediterranean under Russian colours, and that they propose to get among the Archipelago Islands, in order to intercept the ships that bring corn to this city.

Etiquetas: , ,

Shout South Crow

Etiquetas: , , ,

2009-04-25

ERRAZUL

Etiquetas: , , ,

2009-04-24

SONHOS DE UM PÉ


DEITO-ME na minha almofada de alcatrão, como um pouco de cimento. Grrrmfff. Óptimo. Pequeno-almoço lusitano no alvorecer do século XXI, século prometedor!

Etiquetas: , ,

PROCISSÃO DE GOVERNANTES

Etiquetas: , , ,

2009-04-23

A VIAGEM MAQUÍNICA


Essencialmente as cidades são maquinismos, e nestes o que interessa é a fragmentação da matéria. As cidades não são, senão secundariamente zonas de alta fractalidade, que criariam alterno-paisagens. O seu objectivo é alternar monotonias, contrastar ritmos de produção dos maquinismos. Daí serem todas em pista: móvel ou semimóvel.

Os comportamentos dos humanos trabalhados pelos maquinismos evidentemente tendem para o maquinal, para o autómato, daí que se entre num transe robótico caracteristico: - urbano robótico que faz rir quem vê do alto do seu Cristal Aberto o formicário urbano-umanóide.

o nirvana maquínico consiste em ser coeso e comunitário com a ordem maquinista: em replicar-se sem fim num gesto útil: o que chega a tempo ao semáforo, o que se etiqueta com os segundos do não ponteiro digital. Estar plenamente inscrito na utilidade maquínica, colaborar para que a ordem maquínica se espalhe lubrificando - ou melhor dito desinfectando o que podia ser erro, anomalia, diversão humanas - como uma paragem.

A maior transgressão, para a ordem maquínica é parar. Isso é o pecado anti-fluxo maior. O ser parado é uma ilha obstacular perigosíssima. O acelerador de gentículas não suporta isso.

Figura : Sky Father, velha divindade dos saxões

Etiquetas:

A VIAGEM APRISIONADA


O circulo bem cristalizado não faz parte da ideia modernista de viagem, que se escusou de alquimia bem como da ideia do acaso como uma das essências maiores, a irrecusar sempre. O acaso, o seu acolhimento, não entra nos programas de tempo curto e de pressa, típicos da viagem útil, triunfo do pensamento burguês, expeditamente inscrito no rol, no inventário, na fotografia-sequência-memória-consumo.
A viagem útil é de reconhecimento, não de inconhecimento. Alberga estratégias de "recolha" - vai-se para registar o que se anteviu, não para desinscrever-se de um mundo conhecido e familiar, e por isso gasto, embora seguro. Na viagem útil recolhe-se para ver depois o que se queria ver antes - e por isso desliza sobre almofadas alcatroadas, promove todo o tipo de autoestradas convicto que é por elas que se chega a toda a parte.
Mas a apreensão do mundo não tem nada a ver com ser utente desta ou daquela técnica de viajar com mais velocidade e menos trepidação, antes com um estado de cristal interior, de círculo tornado aberto ao incomum.

Etiquetas:

2009-04-22

Today I Liked this word: Zengineer

Zen-gineer.

Who's that? perhaps someone repairing Zenerators?

Etiquetas: , ,

Foto de Susana Neves


a beleza misteriosa dos campos abandonados

2009-04-18

ALTERMODERNIDADE, ALÉM DO BEM E DO E-MAL

                                    Clique na imagem para aumentar

Para que se saiba que a prata da casa existe: foi o privilégio de "Os Privilégios de Sísifo de cunhar o termo ALTERMODERNIDADE no ano de 2004. 
Por uma dessas sincronias acausais, ou meramente trans-cognitivas foi nesse mesmo ano que em Bangcock, Nicolas Bourriaud, curador da Tate Gallery, também cunhou essa palavra, conforme m'o disse num e-mail recente. Resta ainda acrescentar uma terceira pessoa: uma médica alemã. 






Pintura de Susana Neves

Etiquetas: , ,

2009-04-14


Fragmentos de um Heráclito muitíssimo menor;


"Pesa carcaças"

Somos carcaças adiadas. apesar da net e das ideologias do "pense positivo".
Podíamos talvez ser carcaças luminosas . ligadas a coisas que caiem, como as folhas

_____

Agora sob um céu um gelado e longínquo os pesos da alma dissolvem-se. Por momentos supendo-me do peso da matéria.

_____

Junto pedaços de mim que enraiveci, mas não tenho que ter raiva a nada nem a ninguém. Depois da paz há uma imensidão activa e brilhante.

a montanha anda.

_____________

Curiosas as luzes que chegam do princípio do século XIX quando a alma dos maiores poetas se transformava nas convulsões da natureza.
Buchner via em Lenz a alma perturbada em extremo pelo contraste de 2 paixões: a do Divino e a da Mulher.

_______

O CORPO-TINTEIRO-BISNAGA E COM TODOS OS ÓRGÃOS

como todos os modernos fui atropelado pela pintura - deste choque nasceu-me um corpo que tão depressa é físico como imaginário.

______

Há dias em que sou a batalha das Termópilas, com uma diferença - tudo se passa numa rua da Baixa onde os rostos estão a meia-nau, dissolvidos pela lama do rio.

_______


os diários se forem bons são escritos na 4ª pessoa do plural


_______

tenho uma alma de lama e diamante

Etiquetas: , , ,

JE GUÉRIS

Etiquetas: , , ,

DRUMMOND LE FOU


Pátria pútrida
Minha mãe infecta
semeaste em mim os teus medos
& dislates
No sangue cravaste-me Caravelas
Nos olhos Fantasmas ávidos
Admira-me ser ainda
um sorriso de espada
Num campo de papoulas

Etiquetas: , ,

O HOMEMGARRAFA


Lisb o a

todos os meus fantasmas dão-se bem em Lisboa.
Tenho medo do neón.
Tenho dores de cabeça iguais aos semáforos,
Tenho uns sapatos que são mais velhos do que eu
Tenho dores no casaco.
Um guarda~chuva perdeu-me.
Dentro da barriga tenho várias bonecas russas que me ralham.

Etiquetas: , ,

2009-04-12

PARA A HISTÓRIA DO GATO EM PORTUGAL


http://gatoschartreux.no.sapo.pt/gato_em_Portugal.htm

2009-04-11

it's spring

UBU S'AMUSE


UBU S'AMUSE

UBU SA MUSE S'ABUSE

2009-04-05






Na dúvida, sorve um charro,
e toma o elefante do autocarro

Descerás diante de Lisboa
ou diante das Lésbicas?

Não te atrapalhem as estéticas,
Descerás num pé vermelho

respirando prana pelo pénis

depois verás a cidade
num mamilo

que subiu pelo rio
dando corda ao casario

Solidariedade com João Miguel Tavares