/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: Assimetrias

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2006-03-02

Assimetrias

Devem ter sido medíocres em geometria. Tem da harmonia e do equilíbrio noções básicas. As cabeçorras políticas empregam a torto e a direito as palavra "assimetrias" acoplada ao verbo corrigir. Na redacção política trivial os cabeçorras não se cansam, de norte a sul, de afirmar convictamente que é preciso "corrigir as assimetrias".
Este conceito (pífio e mais do que discutível) foi erigido num dos principais mandamentos da religião republicana. Tem subjacente uma conotação democrática, as assimetrias são más porque não fomentam a igualdade de circunstâncias. Daí se infere que todos devemos ser iguais, ou seja, simétricos.
No entanto, não há um só bom pintor e mesmo um bom designer de interiores que não considere a simetria com horror, pela simples razão que a simetria é estática e a assimetria dinâmica. Porém, as cabeçorras que querem igualizar o país de norte a sul pensam num modelo único. Tem uma só fórmula e uma só chave na cabeçorra: tudo igual para todos.
Isto não é democrático, é democratóide.
Considere-se a beleza das assimetrias , porque razão o interior tem que ser simétrico, igual ao litoral. E não se tornou o litoral horrível, uma área destruída por empreiteiros crassos, indigna e feíssima?
A expressão assimetrias é usada pelos agentes dos empreiteiros, os cabeçorras.