/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: UM PAÍS DE BANDA DESENHADA

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-06-28

UM PAÍS DE BANDA DESENHADA



Portugal tem uma qualidade: nunca falta matéria-prima para um espírito satírico. Neste momento emergiu um pacóvio supremo, Comendador ainda por cima, que nem de encomenda, falando num português quaternário, de emigrante já muitíssimo afastado dos cuidados com a língua, e incapaz de onde quer que passe de não deixar cair o verbo e baba da sua abalizada opinião.

A sua remediada colecção de arte moderna (coleccionada para ele por um homem com apelido de frade, Capelo), albergada na jóia do cavaquismo, o CCB (cujas interessantes exposições de arte pararam para albergar a Colecção Berardo), de repente faz com que o PM toque as trombetas de Triunfo e anuncie que "Portugal está mais rico e Lisboa mais competitiva".
Nem mais. A Arte agradece. A Arte competitiva... torce-te Schiller no teu túmulo! Grande tirada, digna de uma daquelas Óperas Bufas, italianas, de fusão. Veja-se, para Ópera: tem Comendador, Frade, mete Robertos (o PM entre ele), uma Ministra de calças vermelhas, à toa, imensas Bandeiras de Discórdia, um Director
Demissionário, de apelido greco-italiano que o Comendador confunde com um Fidalgo ...e 28 mil figurantes (tantos quantos visitaram a novel colecção avaliada pela Christie).

Depois do intelectual "des-empenhado" (o Mega) se ter providencialmente demitido (a Ministra cedeu aos Imperativos do Poderoso Berardo e mandou ao Mega erguer os estandartes que o Berardo reclamava) resta esperar que agora, chegado à razão, a nova direcção do CCB premeie o Comendador com a bandeira por este tão ansiada: Em fundo branco dois casacos negros Armani, versão Fátima Lopes, cruzados, recheados de diamante e, ao centro, uma garrafa de vinho com cápsula de alumínio, desenhada pelo espectro do Andy Warhol.