/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: PORQUE É QUE AS FORMIGAS USAM CHAPÉU DE COCO

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2007-07-01

PORQUE É QUE AS FORMIGAS USAM CHAPÉU DE COCO





DO LIVRO: A SOCIEDADE EXPLICADA ÀS LARVAS DOS IOGURTES




Conhecidas pela sua iliteracia galopante, no entanto as formigas foram as primeiras a cultivar cogumelos. O hábito peculiar de andar em fila, que elas transmitiram às sociedades modernas, vem-lhes dessa altura, em que cultivavam os ditos fungos.
A princípio os cogumelos desfaziam-se em esporos, depois de apodrecer. As formigas recolhiam os esporos e davam-nos às larvas. Estas engordavam ao som de imensos passos, das filas à sua volta. Depois as larvas davam novas formigas. Porém, o uso continuado do nutriente chamado esporo de cogumelo começou muito darwiniamente a produzir mutações não só nas formigas como nos esporos. Como a inteligência colectiva dos cogumelos percebeu que teria que mudar, se não quisesse que a maioria dos seus esporos acabasse como nutriente de larva de formiga, decidiu que os cogumelos tinham que se tornar psicotrópicos.
Ao saber-se disso, começaram a aparecer dealers no formigueiro, e as formigas a ser esmagadas pelos pés dessa gente que calçava 45, 46 e mais. Esses dealers, que pareciam ministros, escondiam os cogumelos psicotrópicos na biqueira dos sapatos. Por isso a inteligência colectiva das formigas decidiu que tinha de sair daquele anonimato de operariado contínuo, e foi assim que partiram em direcção dos Grandes Armazéns.
Ficaram espantadas com as escadas rolantes mas mesmo assim seguiram em fila, admiradas por ver que toda a gente humana seguia também em fila. Aos poucos, foram~se apercebendo que toda a gente humana era muito parecida com elas, nos modos, no jeito de andar, na fala escassa ou nula, na iliteracia galopante. E a gente humana usava toda bonés de pála em 3 versões. Pála para a frente, a gente humana conservadora, pála para trás - a gente humana revolucionária, pála de banda - a gente humana rebelde.
A Inteligência Colectiva das formigas então decidiu que queria um só modelo de chapéu, Mesmo que os esporos psicotrópicos pusessem a cabeça a girar, o chapéu do coco por mais que girasse apresentava sempre a mesma fora. Assim, entraram na loja dos chapéus e compraram todos os chapéus de coco do mundo durante 100.000 anos seguidos.
Esta é a razão porque as formigas andam sempre de chapéu de coco, e embora estejam todas a tripar continuamente com os esporos dos cogumelos psicotrópicos, parece gente normal. ordeira, activa, sempre em fila, sempre igual a si mesma.