/* PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力: 2009-02

PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

LES PRIVILÉGES DE SISYPHE - SISYPHUS'PRIVILEGES - LOS PRIVILÉGIOS DE SÍSIFO - 風想像力 CONTRA CONTRE AGAINST MODERNISM Gegen Modernität CONTRA LA MODERNITÁ E FALSO CAVIARE SAIAM DA AUTOESTRADA FLY WITH WHOMEVER YOU CAN SORTEZ DE LA QUEUE Contra Tudo : De la Musique Avant Toute Chose: le Retour de la Poèsie comme Seule Connaissance ou La Solitude Extréme du Dandy Ibérique - Ensaios de uma Altermodernidade すべてに対して

2009-02-26

LOS PIBES


as crianças
saem da escola
voltam para os seus
bairros horríveis
cães loucos
mais reais que os seus pais
entram pelas janelas
as crianças são nações perdidas
metem-se umas dentro das outras
voltam aos braços dos seus pais horríveis
que as enxotam
as crianças são moscas sem grandeza
buscam coisas opostas à noite
grandes insectos que as levam à Lua
gostam da poesia das portas partidas
são capazes de beber merda de abelha
e fazem apostas irreais
com o dinheiro do lobo
com o dinheiro do cio
com o dinheiro do mar
que as leva sempre
como focas raivosas e ternas
que rasgam a tenda do circo

2009-02-24

Esta foi a imagem utlizada até 2007 pela Presidência da União Europeia para abrir o seu site.

Nota-se uma diferença de escala óbvia: a República representada por uma jovem bem fornida e sorridente, de peitos ao léu e (procedendo à rotação da imagem) traseiro bem desnudado, enquanto o manto é um cai-cai pré-histórico, é enorme, os outros figurantes são lilliputianos.

Em baixo, os lilliputianos "filhos da República", sob a protecção da monumental mãe unem-se num aglomerado fraternal e militarista, formando uma espécie de quadrado defensivo, de resto protegido por uma trincheira.

Quem são os liiliputianos e edipianos filhos da Colossal Mater? Povo e militares nas extremidades e ao centro os políticos de casaca (os políticos nessa altura quase todos formados em Direito) e de chapéu alto.

Há uma diferença vestimentária óbvia: A República - que aqui é a República portuguesa, pediu de empréstimo aos francius o barrete frígio vermelho. A Revolução Francesa reclamava-se herdeira dos gregos da Frígia. Mesmo sem o saber assim o fez a portuguesa.

Mas se a República está nua, pelo contrário os seus filhos.defensores proletários, os militares, estão hipervestidos, bem como os seus filhos legistas - que não deixam de ocupar o lugar central da hierarquia.

República sim, mas respeitinho. O Exército e o povo em armas na defesa, nas alas, e os encasacados - o novo sacerdócio jacobino emergente, ao centro, no posto central da hierarquia. A ordem social não está ameaçada. E a figura formidável da mãe de teta ao léu, simbolizando o leite prometido, garante protecção aos seus filhos.

Curiosamente esta representação é uma verdadeira petite estampe d'Epinal. Não é original. Mas participa da mesma qualidade dos ex-voto. É teológica. A República é a nova Virgem-Mãe

2009-02-17

Clique na imagem para aumentar

2009-02-14

ENTREVISTA A MCH

Clicar na imagem para aumentar



Como se chama?
António Tóxico Sílaba.
que idade tem?
Quarenta e duas janelas.
Para onde está virado?
Para a Amazona da Aspirina,
Sabe o que pensa a Esfinge?
Sei muito bem cada tara dela.
em que ponto do mundo vive ústed?
Não tenho ponto.
Pode Dizer-nos o nome do seu Castelo.
Com Muito Gosto.
Então diga lá.
Com Muito Gosto é o nome do Castelo.


podia estar a escrever-te do fim do mundo ou do fim do império ou do fim de um país. Mas não só escrevo sem finalidade como me sinto colectivamente só. as casas desabaram aos poucos, os cães fugiram aos uivos. As princesas martirizadas pelas luas mercenárias foram ter à praia. Esta estava podre. Podre. cheia de lobos marinhos mortos. Elas estenderam as mãos às vãs marés. Cada onda negra cheia de olhos ferozes. Os olhos de tudo o que deixámos de ver.

os índios parrikens desta vez vestidos de calças às listas estavam num lado da praia. Onde os seus mantos sumptuosos de peles? Na era das calças falsas para toda a gente, dos jeans anoréxicos e puritanos a praia cheirava ao podre dos produtos de higiene. Mais cães avançavam com os dentes recortados e afiados pelas falésias. Não vimos nada nestes anos todos? Não vimos a agonia da sombra dos carvalhos?

os cruéis semáforos da era da monotonia e dos controles de tudo estavam na praia também. A educada repressão. O polícia com sapatos de cetim.

Da série Biografias à Faca

2009-02-13

O CORNETO RE-ESCREVÍVEL


um dia passei por uma loja de gelados. fui chupado para dentro por uma mistura de odores a genciana e cloreto. Estava já estatelado na mesa ao fundo e à direita e a empregada observava-me à lupa. eu tenho ar de sassafrás, de mirto, de ratazana erecta e fintada, a barba não ajuda nada. Um canino desleixado pelo dentista pingava neocaína.
disse quero um corneto de morango.
olhou-me hororizada.
e acrescentei com o canino a despontar coca (do dentista): com natas.
olhou para mim como se visse os esgotos de Lisboa a céu aberto, em dia de peste, com as sirenes todas do apocalipse em acção.
mas lá foi buscar o dito. E um copo de água.
deixou-os com nojo na mesa. como se deixa uma galinha morta na varanda com luvas por cima do caixote de lixo do vizinho. depois de deitar lixívia por cima. que horror a morte. que horor a galinha.
a empregada depois voltou-se e tirou o véu da cara.
era a maria llansol. eu engoli duas linhas impublicáveis. também não sabia que a senhora era careca, na cripotgamia do falar, bem entendido.
E nesse instante ela começou a escrever no quadro negro da gelataria: Bem busco-me no bosque, e outras tretas no género, sempre com o traseiro a sair pela criptogamia.
depois disse: alterno-me.
percebi que era uma coisa de fratrias. de seitas antigas cogumeladas em novo.
quis chamar o gerente e disse a literazura depois do antunes, e a literatazura antes do antunes existiam?
Não muito respondeu Roboredo o arganaz mais rapaz da gelataria.

O POVO É UMA COISA FODIDA



O povo é uma coisa fodida. Volta e meia de cinco em cinco anos é sagrado e soberano, o seu voto torna-se sagrado e decisivo e escolhe o PM e o PR que nos vai governar. Em breve o PM porque o povo é fodido e rápido e tem caprichos sagrados de menino, o PM passa para FM (filho da mãe) assim como o PR.

Como o povo além de fodido é menino delega também o seu poder em deputados. Estes são uns indivíduos de ar sério, que vestem de igual consoante a bancada: desgravatados de um lado, engravatados do outro. Especialidade: o grito. O povo é fodido. Adora quezília, feira, burburinho e os deputados fazem-lhe a vontade: são como fantoches: paulada e gritaria. O chamado pagode. Quanto mais gritos melhor. Em Portugal Kant em vez da Razão Prática e a Razão Transcendental, escreveria o Grito Prático e o Grito Transcendental.

O povo soberano nas eleições, depois das eleições passa a pouco ou nada soberano. Os media, os juízes, os spin-doctors quando há uma bronca: Maddie, Fátima Felgueiras, Vale e Aevedo, Fripór dizem: não haja julgamentos na praça. O povo soberano aqui é fodido no sentido literal. Só pode opinar soberano de papeleta na mão. Quando opina em todos os cafés e praças do país "una voce" é "tribunal popular", não tem valor o seu protesto. Agora em vez de sagrado o seu voto é calunioso e fomenta a ignomínia.

O povo é fodido. De x em x anos é uma boneca insuflável, todos se querem cevar nele ou nela. Sopra-se com força, com ânsia. Incha-se-lhe o aspecto, gaba-se-lhe o membro ou a membra. Seduzem-lhe os filhos com computadores, Ipods (ainda não, no futuro), ou play-stations e frigoríficos, plasmas e arcas congeladoras (nas terras do Major-Capitão Batata).

O povo é fodido. Como as virgens que esperaram muito é fácil de seduzir. Sai barata a sua sedução. Umas bandeiras, umas echarpes, uns bonés de pala, uns copos, umas rufadas de tambores, uns tónis carreiras, umas gajinhas fadistas, outras mais nouvelle vague com pernoca boa, e as febras, claro, e a sardinhada, e o tintolito. E está rendido. Ou seja fodido, mas soberano, sagrado. Pronto a entrar em livros dolorosos do Alves Redol. Ou a percorrer os caminhos veementes do Louçã ou do PM ou do PR, a dizer eu confio nos portugueses.

Eu cá não confiava. Deve-se desconfiar soberanamente do povo. Acho que o povo é uma entidade platónica. Quantos às massas - das tiradas marxistas - há muito que não as há. Ou seja, a nouvelle camada de gente em Portugal é toda pequeno-burguesa, salvo umas velhas que aparecem aos gritos quando a TV filma incêndios, e uns velhos de ombro na ombreira, com um palito na boca, sem dentuça.

Que admiração que o PM seja um pequeno-burguês ideal bem como o PR? Mas dada a evolução das classes ou das espécies na sua fase actual de soberano-macacada ou soberano macaco pode-se segundo o douto Darwin esperar que progrida (ou segundo alguns) regrida para o homo sapiens.

2009-02-12

Em defesa do Choupal Petition

Em defesa do Choupal Petition

Link

2009-02-09

O PLANO INCLINADO


Eu em miúdo vivia dentro da caixa do correio o único lugar decente do meu prédio de miseráveis. De lá via o poente e injuriava o sol nascente. Nunca gostei do sol a nascer a não ser para lhe fazer figas e arremedos. o sol significava escola. a escola significava merda. enfim quando o meu pai enifava a mão pela fenda eu saía mais engomado que um linguado. ele penteava-me à estalada. Depois a gorducha da minha mãe rebolava pelas escadas abaixo espalhando o perfume barato Chanel numero 4 e metia as mãos nos meus bolsos para ver se eu tinha roubado dinheiro. geralmente roubava dinheiro com uma palhinha formidável, um aspirador que fez de mim o pedinte milionário que se sabe.
mesmo assim comecei a trepar para cima de arcos romanos e de ogivas de catedral. Se em Roma não cheira a loba é porque alguém no Plano Inclinado se esqueceu de meter uma casca de banana ao lado de um fígado de Orquídea.

da série Biografias à Faca (Vultos do Surreal)

QUESTÃO DE COLO


Sempre que o meu avô cuspia dizia antes Nibelungos! com um ar muito sério. Desde então, mesmo depois de morto, ando com ele ao colo e ele encarrega-se de espirrar por mim.
Na terra dos Mortos Anões chamada Portugal passámos razoavelmente desapercebidos. De facto a quantidade de jovens prometedores com avô morto ao colo com que uma pessoa se cruza é assaz surpreendente. Se calhar disse mal. é Az Az surpreedente que se diz? Se calhar disse bem.
E são avós muito bem mortos e que tem peido. aperta-se-lhes a bochecha e peidam história. Daí o ar sério e consternado das pessoas de idade que morrem de inveja por serem encarquilhadas, mas coitadas não há fundos e deixam-nas estar a morrer nos passeios.
O olhar nostálgico de todos provem de terem perdido os binóculos e os telescópios no mar. No mar que tem uns grandes testículos moles sempre a chapinhar na areia.


Da série Biografias à faca (Vultos do surreal)

Nascido, criado e comido em Pironha Major - à esquerda das Canárias, fui logo de oldsmobile para a Grécia, comer as sanduiches de Platão. Bogas! Gritei ao estatelar-me em mil silogismos. Já não há redes para o Minotauro. De facto a relice das moscas emoldurava os melhores discursos. Moscas presas no Cu dos Sublimes escreviam a história como de costume. O que valeu ao meu Pai - Um rolo de cartolina - é que eu sabia assobiar a Valsa das Mil Sacanas. Foi assim que escapámos os dois por entre as ruas enfebradas de portugueses, esses galegos envergonhados.


















Da série Biografias etc.

SOMBREROS ASSIMÉTRiCOS





A sua mãe em pequenino metia-o dentro do chapéu, Era uma mulher enérgica, de língua muito afiada. De facto cortava o pão e a chouriça com a língua. às vezes a parva da mãe punha-se aos pinotes sobre a via férrea que nesses anos atravessava Barcelona e apontava para as estrelas e dizia: são peixes! depois vinham os homens do lixo e varriam pedaços de mãe. mas ela queria cá saber. Recuperava. Tinha umas ancas muito fortes. Numa delas viam-se todas as portas do Bairro dos Eusébios, uns tipinhos transparentes que só comiam aresta de peixe.
Ele de vez em quando saía do chapéu e voltava com bicicletas que roubava aos girassóis e aos entendidos do jazz, amigos do jazz-duarte. Passava dias a pôr-lhe pele. Queria bicicletas umanas com U. Tipo Todas Selim. Coisa Muito Anal.
depois saía a escorregar pela Porta dos Eusébios. Logo à entrada cheirava a peixe frito e dedos de mulata que era um primor. Guiava-se então por diminuições de nuvens, atarracamentos súbitos de edifícios. E gostava muito de um Estatelador de Nuvens que roubara a um cigano-cortador-de-pais.

Da série Biografias à faca (Vultos do Surreal Rehidratados)

2009-02-07

ALEGRA-ME O CORAÇÃO


À ATENÇÃO DOS BASQUETEBOLISTAS:


- O socialista Manuel Alegre defendeu hoje que são necessários "homens de grande estatura" e "soluções de esquerda" para enfrentar a actual crise mundial, "a mais grave do pós-Guerra".

Baixotes, abstenham-se!


À ATENÇÃO DOS CONSTRUTORES DE CIBERANTROPÓIDES:


Manuel Alegre, que patrocinou a criação do MIC na sequência da sua candidatura à Presidência da República, frisou aos jornalistas que a resposta à actual crise económica, social e política deverá passar por "homens de nervos de aço e de grande estatura ideológica".

Com a nervalhada que aí vai, o Homem de Nervos de Aço vem aí. Com Cinco metros de Altura Ideológica.


Em Portugal, segundo o principal rosto do MIC, "ninguém manda calar ninguém. As pessoas, às vezes, é que se calam a si próprias".

O ROSTO DO MIC?

(ninguém manda calar ninguém porque ninguém tem nada a dizer, Ó Alegre personagem.)


À ATENÇÃO DOS ABDICADORES :


"Há no país uma tradição de abdicação cívica, para não falar de cobardia", acrescentou.


Náo será antes falta de abdissecação cívica ?


NO SÍSIFO (Sempre mais de um quarto de hora largo à frente da próxima tendência) EM BREVE, APRESENTAÇÃO DA NOVA MÁQUINA PATAFÍSICA DE ABDISSECAÇÃO CÍVICA COM ACELERADOR DE GENTÍCULAS INCORPORADO

2009-02-06

PRIVIL�GIOS DE S�SIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

PRIVIL�GIOS DE S�SIFO 反对 一 切 現代性に対して - 風想像力

Link

2009-02-05

O ZELOTA MALHÃO


O Augusto Santos Silva é um dos guardiões do PM mais activos. Cão de fila intolerante, mal lhe cheira a falta de ortodoxia, o que faz? Malha!


Augusto Santos Silva: «eu cá gosto é de malhar na direita e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam de facto à direita do PS são das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheço e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chic».

O estilo, além de profundamente século XIX (le style c'est l'homme) e de facto plebeu, parece o de um comentador básico, anónimo e ressabiado de blogs.

Com homenzinhos como este zelota da Causa Situacionista, que subscreveu a tese numinosa de "Campanha Negra" o PS não precisa de sátiras.
Ele próprio autosatiriza-se.

Recorde-se ao Malhífero senhor a canção: Ó Malhão, malhão / Mas que vida é a tua?/Comer e beber/ ó tirrin tin tin / Passear na rua!

Não há dúvida que os zelotas andam a sofrer ao dobro nestes tempos, posto que além de se auto-satirizar, o maior inimigo do PS que tem uns quantos exemplares, inquisidores destes, é o próprio PS.

Entretanto, com ideólogos de programas caceteiros destes, não há dúvida que a desintegração do vetusto partido está em marcha. As escleroses do pensamento, especialmente as do pensamento único pagam-se caro. Nunca se pensaria que a ausência de contenção, de intelecto chegasse a este nível caceteiro. Mas chegou. A ASAE não foi fruto do acaso. Nem a polícia mental armada de "malho" rigorista.


Imagem: uma elegante chic e provocadoramente fin-de-siècle, de esquerda, que passeia na rua, imune ao vozear pútrido dos cães de guarda do situacionismo.

2009-02-04

INCONVENIENTE SAGEZA


Há sempre um palerma que quer salvar a Nação. 
Há sempre outro palerma que quer reformar o palerma que quer salvar a Nação.

Um dos maiores inimigos do homem contemporâneo é a luz fluorescente.

Devia-se poder caçar nas cidades: atirar a matar em cada fantasma.

O leite em pacote justamente por ser tão mau e indigesto é como meter luz fluorescente no estômago.

Quando os bebés chuparem álcool da teta materna então admitirei que um adulto beba leite.

Os impostos bloqueiam os testículos, chegou a vez dos testículos bloquearem os impostos.

Tudo o que o Estado diz é fumo e ruído. Deixa arder.

Os estadistas tem sempre alguém que lhes lava as cuecas. Puxa o balde, Pirruças!

Os homens que não se transformam em cães tem panças pêndulas.

Porque são sempre os mesmos a comentar política ou a defender o Governo? Porque falam do Mesmo. 

A Ditadura do Mesmo progride na senda da Obesidade e da auto-caricatura. Chupa bróclos, ó Infas!

2009-02-02

JUSTIÇA QUE TEMOS E MERECEMOS


A Justiça é como as prostitutas, está sempre na praça pública.

A Justiça é uma prostituta mental e com toga, mais feia do que as simples prostitutas.

Quando a Justiça gagueja as suas balofadas, a sua mente cheira mais mal do que o cu.

Os advogados prosperam na razão inversa das desgraças dos seus clientes.

A Ordem raramente tem progresso, e o progresso raramente tem ordem.

Há ladrões com estilo e outros sem.

Da miséria intelectual reinante ninguém fala, um dia terá os seus bispos.

Num país de parvos é fácil ter assuntos dominantes.

É uma injustiça comparar os parvos aos carneiros, os primeiros reproduzem-se muitíssimo mais.

A Justiça não é de classe, ou tem classe ou não.

Prefiro meio Clint Eastwood a dois reis Salomões.

Em Portugal o Estado é injusto para com a Justiça quando lhe convem. Ou então esquecido.

Cinco anos a decorar os Códigos não fazem muito bem à cabeça, nem à pele.

Apoolo terá que ter mais misericórdia com um jurisconsulto do que Cristo com um pecador.

As revoluções são tribunais populares, mas os julgamentos populares matam sempre as revoluções.

Descobriu-se que não era preciso revolução. Revolucionária descoberta!

Está tudo na forma como se mija: o mundo está cheio de mija-moles.